segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011

Acabou... depois de algumas horas, muita expectativa e algumas decepções, saíram os vencedores da 83ª edição do Oscar, o prêmio mais coboçado do cinema mundial e que há algum tempo não reflete necessariamente os melhores do ano.
Deixando a enrolação de lado, vamos aos vencedores e os devidos comentários sobre as principais categorias. O grande vencedor da noite foi "O Discurso do Rei" que empatou em prêmios com "A Origem", mas levou as categorias mais importantes.
Por ordem de importância, vamos às premiações:

Melhor Filme: O Discurso do Rei,  Melhor Diretor: Tom Hooper (O Discurso do Rei), Melhor Ator: Colin Firth (O Discurso do Rei) e Melhor Roteiro Original: O Discurso do Rei.
Melhor Atriz: Natalie Portman (Cisne Negro).
Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes: Christian Bale e Melissa Leo (O Vencedor).
Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som para "A Origem".
Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem: A Rede Social.
Melhor Animação e Melhor Canção Original: Toy Story 3.
Melhor Documentário: Trabalho Interno.

Essas foram as principais categorias, e agora vamos aos comentários. Os prêmios para O Discurso do Rei foram merecidos, mas acho que Darren Aronofsky (Cisne Negro) deveria ter levado Melhor Diretor, em compensação O Discurso do Rei deveria ter ficado com Melhor Figurino que foi para Alice no País das Maravilhas. Melhor Fotografia deveria ter ido para Bravura Indômita que possui realmente uma fotografia belíssima e não para A Origem que se baseia mais em efeitos especiais que propriamente em fotografia.
Melhor Trilha Sonora deveria ter ido para A Origem e não para A Rede Social, onde a trilha não tem tanta impotância para o longa, Melhor Montagem poderia ter sido para Cisne Negro que tem uma edição no mínimo chocante. E pra fechar, não dá pra entender por que Lixo Extraordinário não levou Melhor Documentário, pois era e é muito melhor que Trabalho Interno.
Enfim, os prêmios foram distribuídos politicamente, contemplando muitos filmes e às vezes deixando de lado alguns favoritos que poderiam e deveriam ter ficado com a estatueta dourada. Uma pequena crítica aos apresentadores James Franco e Anne Hathaway, que estavam visivelmente perdidos na cerimônia e um grande destaque para Celine Dion cantando Smile de Charles Chaplin e o coral de crianças encerrando a festa com Somewhere Over the Rainbow imortalizada por Jude Garland. Agora é esperar o ano que vem e torcer para que os prêmios sejam melhor distribuídos. 

Nenhum comentário: