sábado, 5 de fevereiro de 2011

Crise nas Infinitas Terras



26 anos atrás foi lançada a primeira edição da série que mudadaria a história da DC Comics; era Crise Nas Infinitas Terras que começava a ser publicada, com roteiros de Marv Wolfman e arte de George Pérez. A DC estava prestes a completar 50 anos e via seus personagens afundados no marasmo, então, numa decisão ousada, determinaram que era hora para reformular a cronologia e tornar o universo DC mais simples para atrair novos leitores, principalmente da concorrente Marvel. Assim foi organizado o projeto de Crise nas Infinitas Terras, mega-série em 12 edições publicada entre janeiro e dezembro de 1985. 
Na época o universo DC era divido em Terras que continham versões específicas de cada heroi e vilão da editora, isso complicava muito a vida dos leitores que nunca sabiam quais histórias eram pra valer e quais se passavam em mundos alternativos. Existia a Terra 1, que era a principal da editora e que continha os herois tradicionais e mais conhecidos como Batman e Superman, mas também tinha a Terra 2, 3, S, X e assim por diante... todas com versões diferentes dos persogens da Terra 1.
Portanto, Crise (pra resumir o título) tinha o intuito de acabar com os mundos paralelos, unificando os universos e simplificando a cronologia. seriam mantidos os aspectos mais interessantes de cada Terra e o que não fosse necessário seria excluído, montando assim uma só Terra com todos os herois e vilões de todas as demais dimensões.
Para isso Marv Wolfman criou uma história em que o vilão Antimonitor tenta destruir todos os mundos de matéria para que só existisse o universo de antimatéria, para impedí-lo, reunem-se todos os herois (e muitos vilões) das Terras sobreviventes para enfrentar a ameaça desconhecida. A trama é muito dinâmica, marcada por eventos estrondosos e que mantem o pique do leitor sempre nas alturas, sem falar da morte de alguns personagens famosos. Não podemos nos esquecer da arte de George Pérez, que é o melhor artista de grupos dos quadrinhos... visulamente não ficam palavras para qualificar seu trabalho.
Após Crise o universo DC foi zerado e as principais revistas foram reinicidas do número 1... 26 anos depois, podemos dizer que o dilema retorna, mais uma vez a cronologia é uma bagunça (menor que a anterior pelo menos), mas na época de sua publicação Crise cumpriu seu papel muito bem... É uma obra de arte que merece ser lida e relida várias vezes, por isso corram atrás e busquem esse tesouro dos quadrinhos.    

Nenhum comentário: