quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Vida Secreta das Abelhas


De vez em quando aparecem filmes que  me surpreendem, o que admito, tem sido muito raro ultimamente, mas ainda acontece... E hoje, 27 de junho, foi um dia em que encontrei um desses filmes. Uma amiga me passou uns filmes e dando uma olhada nos nomes nada me interessou muito, mas como tinha tempo sobrando e não tava a fim de ver filme repetido decidi assistir A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees). 
Com muito ceticismo fui, aos poucos, sendo tomado pela história do longa metragem, que não tem nada de mais, não há ineditismo algum e muito menos grandes surpresas, contudo, há um roteiro bem montado com uma história honesta e emocionante sem ser piegas, o que, convenhamos, já é muito hoje em dia. 
Sendo década de 60, era impossível o filme não contar um pouco do início dos direitos civis para os negros americanos e, na minha opinião, é justamente onde o longa acerta. Digo isto como destaque ao elenco feminino que compõe a obra; temos Dakota Fanning, Jeniffer Hudson, Alicia Keys (que me surpreendeu) e Queen Latifah (que finalmente tem um bom papel).
O filme é de 2008 e não contou com grande aprovação da crítica americana por tratar da história de uma garotinha em transição para a adolescência, considerando a trama muito clichê. Lamento informar que em dias como os nossos os clichês são quase impossíveis de se evitar, porém, acredito que o que realmente faz a diferença é a forma como o clichê é trabalhado e nesse sentido A Vida Secreta das Abelhas se sai bem.
O título é referência ao livro homônimo de onde a obra é baseada, mas é importante salientar que trama e título tem uma relação um pouco mais íntima e não muito direta; não vou esclarecer esse ponto pois acho importante cada um ter sua interpretação e isso faz diferença no todo do filme.
Enfim, um bom filme com excelente elenco, produção de Will Smith (fico me perguntando quando ele vai assumir uma direção) e história daquelas que é difícil não gostar... Super recomendado aos cinéfilos de plantão, esse vale conferir; grande abraço a todos e até a próxima.

3 comentários:

Genesis disse...

Mais um pra minha lista...

Genesis disse...

...ah, e esse vou marcar com a referência: "Filmes que o Alberto indicou e não se encontra em lugar nenhum". Obs.: Lembrando que eu moro em cidade pequena onde a galera só dá valor pra filmes com Adam Sandler, Sarah Jessica Parker e coisas desse tipo...

Alberto Lopes disse...

kkkkk... Minha lista de indicações com essa referência deve ser grande!? O lance é pegar na internet, se eu fosse depender de locadora por aqui tava pior que você... rsrsrsrs
Mas garanto que vale a pena procurar. Grade abraço pra ti, meu velho.