sexta-feira, 8 de junho de 2012

The Spirit - O Filme


Pois bem, voltando à ativa... Assisti novamente (não sei por quê) ao filme The Spirit, adaptação de Frank Miller do clássico dos quadrinhos de Will Eisner. Então, Frank Miller (do qual eu sou fã quase incondicional nos quadrinhos) parece ter sido infectado pela febre do cinema, desde a adapatação de Sin City (muito bem realizada em co-direção com Robert Rodriguez). Frank tem se dedicado cada vez mais aos projetos cinematográficos; o que vinha dando certo, visto os longas 300 e Sin City, mas The Spirit ultrapassa qualquer um desses outros filmes e de certa forma acaba com a imagem de Miller em Hollywood.
Vale relembrar que esta é a segunda passagem do quadrinista pela meca do cinema; na década de 90 Miller fez os roteiros de RoboCop 2 e 3 (os quais ele jura serem muito diferentes do que acabou saindo). Em The Spirit, Miller tentou imaginar como Will Eisner (amigo e mentor de Miller) faria para adaptá-lo às telonas. Para tanto, ele criou um visual bem neutro, com tons sóbrios e pequenos destaques de cor (assim como em Sin City), o que ajuda a ambientação do personagem e a aproxima dos quadrinhos de Eisner. Porém, alguns detalhes ainda me incomodam muito, como o uniforme do personagem, que originalmente é azul e Miller transforma em Preto, mas isso até dá pra engolir.  
Na minha opinião, esta (o visual) é a única qualidade do filme, mesmo sendo um pouco exagerado às vezes. Frank Miller parece ter tentado criar algo "artístico" com as possibilidades do novo cinema digital e deixou de lado a história. O enredo é uma mistura de falas sem sentido, numa história que está longe das pérolas de Will Eisner e que carrega na violência de forma desnecessária. Nem mesmo o conjuto de beldades (Jamie King, Scarlett Johansson, Eva Mendez e Paz Vega) que participam do longa ajuda a salvar o espectador do crime que é assistir essa película.
Não vou me estender muito, pois faltam palavras para "criticar" esse filme. Acho que basta dizer que como diretor, Frank Miller se provou um ótimo quadrinista; o que, sejamos sinceros, também não tem feito muito bem ultimamente. É com muito pesar que digo isso, mas estou gostando cada vez menos desse senhor chamado Frank Miller, que mudou completamente sua personalidade e tem "abanado o rabinho" para os grandões de Hollywood, mas a pergunta que resta a ser respondida; será que Hollywood dará uma terceira chance a Miller?

Nenhum comentário: