sábado, 12 de março de 2011

A Saga da Fênix Negra


Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos... 
A Saga da Fênix Negra foi, possivelmente, o momento mais marcante na história dos X-Men... Era uma época em que a equipe estava no auge, e com toda certeza foi uma grande queda para os personagens... 
Jean Grey, mais conhecida como Garota Marvel, e o resto do grupo, foi ao espaço combater uma ameaça alienígena em conjunto ao Império Shiar. É lá que a Fênix se manifesta pela primeira vez e salva todo o universo  e assim começa a sega da Fênix Negra.
John Byrne (desenhista e co-roteirista) e Chris Claremont (roteirista) foram a melhor dupla que os mutantes já tiveram, era como Lennon e McCartney fazendo quadrinhos. Enfim, vamos à história... Jean é sequestrada pelo grupo Clube do Inferno; (mutantes milionários que desejam dominar o mundo) o objetivo do grupo era dominar e corremper Jean para, assim, derrotar os X-men. Junte a isso a instabilidade de Jean devido aos poderes crescentes da Fênix e você imagina o que os mutantes passaram.
Num ínterim, Charles Xavier descobre dois novos mutantes, Kitty Pride e Cristal, a primeira uma adolescente que acaba de descobrir seus poderes e a segunda uma artista de boates que faz shows e se aproveita de seus poderes. As duas acabam colaborando com os X-men e posteriormente Kitty se junta ao grupo.
Voltando à Jean, ela ajuda o Clube do Inferno a capturar os X-men, mas ao ver seu amado Scott Summers aparentemente morto, Jean se liberta da ilusão de Jason Wyngarde, o Mestre Mental, mutante capaz de criar ilusões.
Os X-men fogem com a ajuda de Jean, que nota que alguma coisa dentro dela está diferente... Os mutantes passam, então, a lutar com uma de suas companheiras, porém, são derrotados de forma humilhante pelos poderes da Fênix, que após a batalha se lança ao espaço atingindo outra galáxia. Num momento de loucura a Fênix se lança no centro de uma estrela consumindo sua energia e destruindo todo um sistema solar em instantes, causando a morte de milhões de seres.
Embriagada com tanto poder Fênix retorna à Terra e luta novamente com os X-men, que dessa vez, com o auxílio de Charles Xavier conseguem restituir a consciência de Jean, contudo, logo após a batalha os herois são abduzidos pelos Shiar para sua nau captânia. Jean deveria ser sacrificada pelos crimes que cometeu. Partindo em defesa da pupila Charles pede um duelo de honra pela vida de Jean, se vencerem todos ficam livres, se prederem todos morrem.
O duelo ocorre numa cratera da lua que tem condições semelhantes às da Terra. É a batalha final, os X-men contra a Guarda Imperial Shiar, os melhores combatentes do universo. Um a um os mutantes são derrotados até restarem Scott e Jean, que se apresentou para a batalha vestindo seu velho uniforme de Garota Marvel. Ao ver Scott ser atingido Jean perde o controle e manifesta a Fênix mais uma vez; agora a Guarda Shiar e os X-men se unem para evitar um massacre. Atingida por um golpe de Colossus em sua forma de aço, Jean recupera a consciência, mas sabe que não há o que fazer para deter a entidade cósmica que habita seu interior. Num momento de muita ternura e em tom de despedida Jean acessa sua telecinese e aciona uma arma de energia sacrificando-se em prol da existência do universo, diante de um Ciclope (Scott Summers) estarrecido e sem palavras. 
Esta foi a primeira baixa dos X-men. A primeira morte é sempre a mais marcante, ainda mais se é um membro tão querido como Jean Grey. A Saga da Fênix Negra marcou os mutantes para sempre, principalmente Scott que se afastou da equipe por um tempo e passou a questionar seu poder de liderança dentro dos X-men. Esta saga também marcou o fim da dupla Claremont-Byrne à frente dos mutantes e principalmente foi o fim de uma era. Depois dessa história os mutantes nunca mais foram os mesmos...
Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos... 

Nenhum comentário: