quarta-feira, 9 de março de 2011

L'illusionniste


Este é o título de um dos melhores filmes de animação que pintaram nesses tempos. Aqui no Brasil saiu com o nome de O Mágico, o que descaracteriza um pouco a história, pois o personagem título é um ilusionista e não um mágico. 
Este filme concorreu ao Oscar de melhor animação, perdendo para Toy Story 3. É uma animação de Sylvain Chomet, diretor do magnífico "As Bicicletas de Belleville" e conta com o roteiro original do antológico Jacques Tati. O Mágico narra a história de um ilusionista decadente da década de 60 que vê suas apresentações minguarem aos poucos, perdendo espaço para as novas bandas de rock que surgiam. Posso afirmar que não é um filme para crianças, com desenhos tradicionais, sem efeitos 3D, nem cenas chamativas de ação, fica difícil pra criançada acompanhar a história. É uma animação voltada para um público quase artístico, que cria uma ligação emocional com o longa e indentifica-se com os sentimentos dos personagens, que por sinal, são praticamente mudos e mesmo as poucas falas parecem desnecessárias diante das expressões e comportamentos dos personagens.
Estou evitando falar muito do roteiro para não dar spoillers, quero que as pessoas procurem e vejam o filme, para terem sua própria opinião, mas posso adiantar que não é um filme para o grande público, como por exemplo Toy Story, que agrada a grande maioria, mas, aqueles que se mostrarem abertos à experiência de ver e sentir esse longa sairão realizados e emocionados com as belas imagens, os fundos aguarelados, os traços suaves e as expressões magníficas que caracterizam os personagens.
Enfim, um filme para poucos, mas que vale muito a pena ver... quem se dispuser a esta "tarefa" se satisfará e muito; uma grande homenagem ao cineasta francês Jacques Tati e um grande trabalho de Sylvain Chomet.

Um comentário:

Berzé disse...

Oi xará,
Estive por aí no carnaval.Vamo combinar um encontro no Bichinho.
Abração
Berzé