sábado, 4 de agosto de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge


Alguns posts atrás eu comentei a disputa entre Marvel e DC nos cinemas, nesse post eu havia dito que a Marvel está mais estruturada, contudo, a DC tem o melhor "produto" (que seria o Batman)... Pois é, mantenho meu comentário.
Logo após o fim de Batman - O Cavaleiro das Trevas, (já sabendo da morte de Heath Ledger) ficou aquela pergunta no ar: como fazer um filme do Batman melhor que esse? Pois bem, Christopher Nolan decidiu trazer o personagem que quebrou o morcegão nos quadrinhos para "substituir" o palhaço do crime e vou falar; deu certo...
Nunca fui muito fã de Bane (o grande vilão desse terceiro longa), mas desde as primeiras imagens do filme que eu estava louco pra vê-lo em ação. Esqueça a aparição do personagem no filme de Joel Schumacher (Batman e Robin 1997), o que Nolan fez é incomparável. Já nas primeiras cenas do filme vemos Bane, um sujeito enorme, frio calculista e que impõe nos adversários o mesmo medo imposto por Batman.
Além de Bane, há três novos personagens no longa, o policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt), a filantropa e magnata Miranda Tate (Marion Cotillard) e a gatuna Selina Kyle (Anne Hathaway, que por sinal não é chamada de Mulher-Gato). Esta última por sinal fez mais um ótimo trabalho, sexy, ágil e dissimulada como um boa ladra deve ser; me fez esquecer Michelle Pfiffer no batfilme de Tim Burton.
Dos outros dois novato, Gordon-Levitt deu-se bem e comprova a posição que mostrou em A Origem, podendo destacar-se como ator de filmes de ação, o contraponto do filme foi Marion Cotillard, que teve uma interpretação bem abaixo de seu nível (uma pena, pois adoro a atriz...).
Voltando a falar do filme, a trama é bem montada e se desenvolve de forma bem linear, porém, há os seus tropeços, quem acompanhou os trailers e notícias sobre o filme sabia exatamente o que iria acontecer a cada reviravolta, porém, acho isso erro maior do departamento de Marketing e não do diretor. Tirando isso, teve algumas coisas bem legais como a homenagem à antiga série do morcego da década de 60/70 (Bane dando uma pausa no fim do filme para explicar suas ações e motivos) e a citação de vários personagens conhecidos pelos fãs dos batquadrinhos.
Enfim, pra fechar... Não vou falar se esse filme é melhor ou não que Batman 2, isso cabe a cada um que assistir. O que posso afirmar é que esse com certeza foi o maior longa de Batman já feito (digo isso relativo à proporção do longa), cenas maiores, mais destruição, lutas mais violentas, mais efeitos, enfim, tudo foi maior nesse filme.
Porém, é difícil analisar o longa como um filme isolado, ele deve ser visto como parte da trilogia que é. Christopher Nolan não fez três filmes, fez um grande filme dividido em três partes e assim deve ser visto (antes de assistir Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, vi os dois longas anteriores, para ter a real dimensão do terceiro).
Agora Chris Nolan se despede do morcegão, assim como Christian Bale e ficamos na espera da DC/Warner anunciar os novos ator/diretor das batproduções; no momento não vejo um ator à altura de Christian Bale, mas pra direção, gostaria de ver Darren Aronofsky fazendo um filme do Batman (com seus histórico no cinema, acho que seria um filme perturbador). Como dito no início deste post, se me perguntarem Marvel ou DC, qual é melhor nos cinemas? Marvel está mais estruturada, mas a DC tem o filme do ano, Batman 3 supera Avengers (Os Vingadores) e assume mais uma vez o trono de melhor produção cinematográfica baseada em quadrinhos.   

Nenhum comentário: