domingo, 19 de agosto de 2012

Como comprar uma câmera fotográfica!?


Tenho muitos amigos que tem me perguntado qual melhor câmera para comprar e por isso decidi fazer um post falando um pouco sobre o assunto, pois esta é realmente uma questão complicada...
Primeiramente, uma coisa que as pessoas têm de ter em mente é que não existe essa coisa de câmera profissional, semi-profissional e demais; semi-profissional, amador ou profissional é o fotógrafo e não seu equipamento... Essas nomenclaturas são estratégias do mercado para comercializar equipamentos e "passar a perna" nos clientes.
As câmeras possuem diversas divisões que são definidas por suas características físicas (o equipamento em si) ou por suas capacidades quanto captação e qualidade das imagens captadas. Só pra dar um exemplo, hoje temos câmeras: compactas simples, compactas avançadas, mirrorless, superzooms, bridges, rangefinders, DSLRs e outras subdefinições que se continuam infinitamente...
Enfim, tendo isso em mente e sabendo do volume de marcas e possibilidades, como fazer na hora da escolha da câmera a ser adquirida? Acho que a primeira coisa a se pensar é no uso que será feito dessa máquina; o que você pretende fotografar. De certa forma essa é a primeira escolha que vai definir o seu equipamento. Se você pretende fotografar as festas da família, os passeios de fim de semana ou as férias na praia, uma câmera compacta (daquelas na casa de 200,00 ou 300,00 reias) é muito válida; elas possuem boas possibilidades e vc não precisa se preocupar com as configurações, pois geralmente são automáticas...
Agora, se você possui algum conhecimento em fotografia e quer ter mais controle sobre o que está fazendo, uma compacta avançada já dá conta do recado; elas possuem um número maior de regulagens, mas têm tamanho reduzido e preço bem em conta (em torno de 500,00 ou 600,00 reais).
Pra quem tem uma graninha sobrando no banco e sabe fotografar legal, dá pra comprar uma superzoom ou mesmo uma mirrorless (linha nova de câmeras digitais que não possuem espelho... se você não sabe do que estou falando fique longe delas... hehehe), câmeras com qualidade de imagem razoável e que são bem práticas, dando até mesmo pra fazer uns trabalhinhos básicos de fotografia... Valores giram em torno de 1.000,00 a 2.000,00 reais.
Mas, se você uma grana legal (ou anima parcelar no cartão de 24x rsrsr) e pretende trabalhar com fotografia, o mais recomendado seria uma DSLR (câmeras com capacidade melhor e desempenho superior às demais). Porém, a desvantagem dessas câmeras está no preço e no kit de lentes (que no fim das contas, é mais importante que a câmera em si...) que temos de montar junto com o corpo da câmera. Só recomendo esses modelos pra quem realmente pretende trabalhar com fotografias e pode bancar o custo do equipamento... Outra dica que posso deixar, não se preocupe com o corpo da câmera, compre um mais básico e mais barato e separe dinheiro para investir em lentes. Esse é um erro comum que as pessoas cometem, compram uma câmera super avançada, modelo top e uma lente que é muito inferior ao corpo.
Os custos partem de 1.600,00 reais (preço médio de um modelo de entrada com uma lente básica 18-55mm) e podem ser ilimitados, sempre dependendo da área de atuação de cada fotógrafo e dos modelos de corpo e lente escolhidos...
Enfim, espero ter ajudado um pouco nessa árdua tarefa de escolher uma câmera... A melhor dica que posso dar é: não estoure seu orçamento por conta de uma câmera mais nova, mais cara e que você acha que vai resultar em fotos melhores. A qualidade da imagem independe do tipo ou marca da câmera, ela só vai depender do seu olhar; algumas das minhas melhores fotos foram feitas com uma câmera compacta básica, sem muitos recursos, mas se destacam pelo olhar diferenciado.
Quem tiver alguma dúvida, ou esteja com vontade de comprar uma câmera, mas não sabe bem como fazer e precisa de ajuda, fique à vontade para perguntar, fico grato em ajudar quem precisar! 

Nenhum comentário: