domingo, 29 de julho de 2012

Le Voyage Dans La Lune


Começando a comentar os filmes da minha lista de 50 pra ver antes de morrer (começando com atraso por sinal...). O primeiro da lista é Viagem à Lua, filme de George Méliès produzido em 1902, e posso dizer que foi proposital esse ter sido o primeiro filme a ser marcado.
Esse curta metragem francês (são aproximadamente 14 minutos) revolucionou a hisória do cinema ao ser a primeira produção a contar com efeitos especias, sem falar que pode ser considerado o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tratar de seres alienígenas. Só pra referência, o curta é baseado em duas obras da literatura, Da Terra à Lua (Julio Verne) e Os Primeiros Homens na Lua (H. G. Wells).
O que marca esse filme como um dos principais da história do cinema é o fato da inovação trazida por Méliès, enquanto os irmãos Lumière filmavam cenas cotidianas da população francesa, Méliès dava asas à sua imaginação e transformava suas visões em imagens até então nunca vistas antes... Para tanto, ele criou um estúdio para criar seus filmes, utilizava fantasias chamativas, maquiagens berrantes, além de outras técnicas para montar as imagens da forma que vizualisava. Se hoje em dia estamos habituados a ver filmes com milhares de efeitos, cenários computadorizados, personagens que nem existem fisicamente... enfim, tudo isso teve início com Viagem à Lua. 
Outro ponto interessante é que Le Voyage Dans La Lune (título original) pode considerado, também, o primeiro filme colorido; foi encontrada uma cópia em 2002 com os negativos pintados à mão, criando uma aparência ainda mais extraordinária à pelicula.
Pra quem nunca viu aí vai um pequeno resumo do curta (se é que dá pra resumir): Um congresso é realizado entre vários cientístas e estes decidem fazer uma viagem à lua. Chegando lá eles encontram habitantes hostis, os selenitas, são capturados e levados ao rei das criaturas. Os cientísticas conseguem escapar e fogem de volta à Terra, onde são recebidos com festa. 
Recomendo a todos que vejam esse curta, é muito legal ver as origens do cinema de fantasia e ficção... Ele é facilmente encontrado no youtube, basta procurar pelo título... Espero que gostem e até a próxima (e que não demore tanto...)

Nenhum comentário: