sexta-feira, 13 de julho de 2012

Led Zeppelin


Dia Internacional do Rock and Roll, eu não poderia deixar passar essa sem falar de uma das minhas bandas preferidas, ou seja, Led Zeppelin. Adoro música, e o rock sempre esteve presente nas minhas listas musicais (juntamente ao Blues, Jazz, Bossa, Clássica e outros gêneros e sub-gêneros). Desde criança a música tem sido fundamental para minha vida, meu processo criativo e, porque não, educacional, sempre estive envolvido com as melodias diferentes que ouvia.
Enfim, voltando ao assunto principal deste post; o Led Zeppelin foi montado em 1968 na boa e velha Inglaterra e desde o início manteve sua formação com Robert Plant nos vocais e ocasionalmente na gaita, Jimmy Paige na guitarra, John Paul Jones no baixo e ocasionalmente nos teclados e John Bonham na bateria e percussão.
O grupo é considerado um dos precursores do Heavy Metal e do Hard Rock, mas a verdade é que o Zeppelin não possui um estilo definido e carrega consigo dezenas de referências a outros estilos e movimentos musicais. A banda foi responsável por um grande número de inovações no cenário do Rock, como o uso de guitarras mais pesadas e distorções mais fortes que as demais, além dos vocais de Plant que possuem um timbre único e agregam muito à sonoridade do grupo. Isso sem falar das já citadas influências e misturas qur fizeram com que o Led Zeppelin tivesse um dos sons mais característicos entre todas as bandas que ouvimos (é impossível confundir as músicas do grupo).
Essas são algumas das características que levaram a banda a ser a única a colocar todos seus álbuns na lista dos mais vendidos da Billboard americana e alcançar a marca de 300 milhões de discos vendidos (marca essa que continua crescendo mesmo em tempos de mp3).
Contudo, não são esses os pontos que fazem do Led Zeppelin uma das minhas bandas preferidas, e também não é isso que me fez escrever um post sobre eles. O que adoro nesse grupo, é que acredito ser esta uma das duas bandas que são imutáveis e insubstituíveis (a outra seria os Beatles). Antes que me queimem numa fogueira, permitam-me explicar... Eu acho que as duas únicas bandas em que seus membros tem todos o mesmo peso musical são os Beatles e o Led Zeppelin. É difícil encontrar uma banda em que um membro não se destaque sobre os demais, isso ocorre com o Angus Young no ACDC, Fred Mercury no Queen, Mick Jagger nos Stones, e por aí vai... Porém, se formos analisar, no Led Zeppelin cada integrante tem igual importância, não dá pra imaginar a banda sem os vocais de Plant ou a guitarra de Jimmy Paige, o mesmo ocorre com a bateria de Bonham e o baixo único de John Paul Jones; não dá pra substituir ninguém.
E foi justamente essa marca que fez com que a banda fosse dissolvida após a morte de John Bonham em 1980; como colocar outra pessoa para tocar bateria em seu lugar? Assim como cada integrante dos Beatles vai sempre ser um Beatle, o mesmo ocorre com o Zeppelin, cada integrante sempre fará parte da banda e não há o que discutir nesse sentido, não existe um ex-Led Zeppelin, existem os quatro caras que mudaram as regras do jogo na década de 1970 e marcaram seus nomes na história do Rock.
Adoro quase tudo no Rock 'n' Roll, mas o Led Zeppelin tem um cantinho especial... Espero que compreendam o que eu tentei mostrar nesse post e quem não gosta do Zeppelin, paciência, ninguém é perfeito...  

2 comentários:

Heryk disse...

outra banda em que todos os musicos sao equivalentes (e absurdamente fodas) é o Rush ... impressionante ... no show qdo vc acha Alex Lifeson vai ficar mais apagadinho ... ele chama tanta atencao pra ele qto o Getty Lee e o Neil Peart ...

Alberto Lopes disse...

Heryk, obrigado por comentar... Então, no caso do Rush, sempre achei que o Neil Peart se destacava, como músico, frente aos demais... mas é uma opinião minha...