domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tudo Pode Dar Certo


Na última semana assisti novamente um dos meus filmes prediletos do Woody Allen, o longa-metragem "Tudo Pode Dar Certo". Eu gosto bastante dos filmes de Allen, mas esse em particular tem alguns itens que me fazem gostar ainda mais, um desses itens é a participação do ator Larry David (co-criador da série Seinfeld e grande inspiração para o personagem George Constanza). David tem um perfil bastante peculiar e não agrada a todas as pessoas (conseguindo ser quase odiado, na verdade). Outro item que me agrada é justamente a união entre estas duas personalidades estranhas, Allen e David, num casamento que gera um filho rabugento, hipocondríaco e quase agressivo com a incompetência alheia. Esse "filho" é o personagem Boris (claramente uma união das personalidades de Woody Allen e Larry David).
Por fim, não posso deixar de dizer que o último motivo para gostar do longa é a minha identificação com o protagonista. Quem me conhece bem sabe que daqui alguns anos vou ser um Boris potencial (talvez tirando a hipocondria).
Voltando um pouco para o filme (e deixando meu futuro tenebroso de lado), é impossível não deixar de rir durante boa parte do longa, que é uma das melhoras comédias que já vi.  Boris é um velho sistemático que já tentou suicídio e não obteve êxito e agora só quer passar o resto da vida sem ser incomodado pelo restante da humanidade, até que um dia ele se encontra com Melodie (Evan Rachel Wood, numa excelente interpretação), um garota do sul que foge de casa e acaba em Nova York sem conhecer ninguém e nem mesmo ter onde ficar.
Assim, por um acaso do destino, Boris a aceita em seu apartamento e os dois acabam desenvolvendo um relacionamento que termina em casamento, até que a mão da garota aparece na porta do casal. Inconformada com o casamento da filha com um velho tão estranho, na falta de termo melhor, a mãe de Melodie tenta fazer de tudo para a menina deixar o esposo e encontrar um novo pretendente. Nessa busca por um namorado novo para Melodie, sua mãe acaba ampliando seus horizontes e descobrindo-se uma artista que termina morando com dois homens ao mesmo tempo.
Pra melhorar a história o pai aparece procurando a filha e a esposa que ele havia abandonado e também, na ânsia de renovar a relação com a ex-esposa, acaba se descobrindo gay e encontrando um namorado num bar.
Numa das cenas Boris para e fala com a plateia que este não é um filme para as pessoas se sentirem bem no final, mas ele está enganado; é dificil não gostar e se sentir bem com o longa construído por Woody Allen. Este não é um dos seus excelentes trabalhos, mas está muito acima da média das produções atuais. Você pode até não gostar do diretor meio maluco, mas tem que admitir que ele sabe criar uma história interessante a partir de pouca coisa. 
Assim é Tudo Pode Dar Certo, partindo de um personagem bem construído e interessante Woody Allen nos mostra que nem tudo está errado no mundo e que às vezes, realmente, tudo pode dar certo.

Nenhum comentário: