segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Valentina



Ícone do erotismo, Valentina Rosseli, sex-simbol e modelo cosmopolita de classe, inteligência e luxúria, é publicada em justa homenagem ao criador italiano Guido Crepax, um dos meus artistas prediletos.
Ela foi símbolo sexual nos idos de 60, ajudou a moldar a revolução feminista e sexual anos mais tarde, durante período de efervescência cultural, e serviu como uma das bases do que viria a se transformar na pop art no final da década de 70.  
Guido Crepax nasceu em Milão, na Itália, estudou arquitetura e iniciou a carreira fazendo ilustrações médicas e publicitárias. Começou a vida de cartunista e quadrinista na famosa revista Linus, publicação de vanguarda, que veiculava histórias policiais, ficção científica e HQs eróticas, especialmente depois da entrada do artista para o rol de autores.
Crepax começou a fazer sucesso porque misturou inúmeros elementos de design nos quadrinhos em sequências que buscavam a fotografia e o cinema underground da época. Imagens simbólicas minimalistas, discretas sugestões de erotismo, ilusão de ótica, entre outros, são características-base para sua narrativa, que influenciou nos anos seguintes um sem-número de obras em outras linguagens. Não seria absurdo dizer que o material de Andy Warhol teria muito menos importância à arte não fosse a inspiração do que saiu de Valentina.
O sucesso, claro, não veio apenas com o talento do criador como também com o charme incontestável de Valentina. A bela fotógrafa cosmopolita, inspirada na atriz Louise Brooks, virou musa em todo o mundo, como ícone de inteligência e luxúria, mulher sedutora que usa de seu estilo, classe e beleza para conquistar homens e também mulheres. Não à toa, foi modelo de comportamento e até da alta costura italiana.
Interessante é notar a evolução do traço de Crepax e o experimentalismo que o levou a criar um estilo próprio anos mais tarde. O autor italiano também ficou conhecido pela criação de Anita, Bianca e Belinda e, infelizmente, morreu em 2003, deixando um conjunto extenso de obra que pode ser considerado um dos mais relevantes das histórias em quadrinhos.


Nenhum comentário: