sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Spirit e Will Eisner



Este é um dos meus artistas prediletos, aprendi muito do que sei sobre desenhos acompanhando a arte de Will Eisner e principalmente as histórias do Spirit. Por isso, decidi fazer uma homenagem ao criador e à criatura...
Em Junho de 1940 Will Eisner criou The Spirit, uma série de quadrinhos que passou a ser publicada em um jornal dominical. Eisner trabalhou como editor, mas também escreveu e desenhou a maioria das histórias. The Spirit era um dos nomes de Denny Colt, um homem que foi considerado morto, mas que na verdade vivia secretamente como um anônimo lutador no mundo do crime. As histórias abordavam uma larga variedade de situações: crime, romance, mistérios, horror, comédia, drama, e humor negro.
As histórias de The Spirit tinham sete páginas cada. As 16 páginas da seção do jornal normalmente incluíam mais duas histórias com quatro páginas cada (inicialmente Mr. Mystic e Lady Luck). A história mostrava semelhanças com Batman e Dick Tracy, com vilões coloridos e era contada em sequência rápida. Sua origem e a máscara negra lembra o popular Lone Ranger.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Eisner se alistou no exército. Na ausência dele, o sindicato que comercializava seus quadrinhos passou a usar escritores e artistas fantasmas para continuar a história. Porém, muitos fãs acreditam que as melhores histórias são aquelas que Will Eisner escreveu e desenhou. Eisner desenvolveu um estilo cinematográfico; com o uso de sombras e ângulos diferentes de visão (inspiração tirada de Films Noir). Além disso, desenhava de forma que o leitor se identificasse com o personagem. O título "The Spirit" era normalmente integrado ao fundo ou à paisagem da primeira página de cada série e formava uma “splash page”, uma forma de apresentação do clima da história a seguir .
The Spirit parou de ser publicado em meados dos anos cinquenta, quando passaram a ser publicadas as histórias de “Trip to the Moon " por Eisner e Wally Wood (dois dos maiores nomes do gênero).
Levando em consideração as características atuais, The Spirit foi publicado por muitos anos; a Kitchen Sink Press publicou reimpressões extensas da série, primeiro em formato grande e preto e branco e como os tradicionais livros que eram vendidos no comércio. Antes mesmo do falência da editora, uma nova série de The Spirit passou a ser produzida por muitos talentos dos quadrinhos. Atualmente a DC Comics está relançando a série. A última aparição de The Spirit (produzida por Eisner) está em um número recente de The Escapist, publicação da Dark Horse Comics.
Infelizmente Eisner morreu no início de 2005, com ele o último artista restante do princípio da indústria dos quadrinhos. Esse homem que deu o primeiro emprego ao grande Jack Kirby, recusou o Superman de Siegel e Shuster, disse não a Stan Lee quando este o chamou para trabalhar na Marvel e além disso tudo ainda adorava o Brasil. É este grande artista o responsável pelo que os quadrinhos são hoje, ou seja, arte na melhor concepção possível. Will Eisner merece todas as homenagens possíveis, sejam quais forem.

Nenhum comentário: