sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Salt

 

510

Quem é Salt? Esta foi a pergunta explorada pela campanha publicitária deste filme de ação e espionagem. Bem, a pergunta procede pois, no decorrer do filme é muito difícil identificar exatamente quem é Evelyn Salt.

Originalmente o longa foi elaborado para ter Tom Cruise no papel principal, porém, este caiu fora e preferiu ingressar no projeto de Encontro Explosivo. O personagem, Edwin A. Salt, era um oficial da CIA acusado de ser espião russo por um desertor soviético da época da Guerra Fria. A missão de Salt é evitar ser preso e provar sua inocência - a rotina de sempre. A mudança de sexo do personagem título alterou pouca coisa na trama.

A personagem Salt é um Jason Bourne feminino, com um certa inspiração de  MacGyver, já que esta utiliza vários elementos de cena para tramar suas fugas espetaculares. As reviravoltas do filme são no mínimo absurdas e fica cada vez mais difícil resporder à questão do início deste post.

Angelina Jolie (Evelyn Salt) fica nitidamente presa pela formação conturbada da personagem, sob tantas camadas de “pele” da protagonista Jolie não tem o destaque desejado e fica devendo mais uma vez na atuação…

Apesar de tudo, há muito tempo que os filmes de espionagem se transforam em clichês baratos do início da carreira de James Bond, os absurdos fazem parte deste tipo de produção; se Angelina Jolie não convence também não atrapalha o filme, que por sinal vale como boa distração para uma tarde de refrigerante e pipoca. Com toda certeza, há filmes piores por aí…

Nenhum comentário: