terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MirrorMask


MirrorMask é mais um resultado da parceria entre Neil Gaiman e Dave McKean. Apesar da genialidade da dupla e da minha admiração por ambos, tenho que admitir que o longa não é a melhor produção de ambos. Este é o primeiro longa metragem da dupla inglesa (McKean tem vários curtas metragens que podem ser vistos no youtube). Conhecedor da genialidade de ambos, ficava aquela espera para ver o que fariam fora das páginas dos quadrinhos e dos livros...
Apesar da grande expectativa e da adoração por ambos, é inegável que o longa deixa a desejar. Neil Gaiman se notabilizou pela linguagem onírica presente na série Sandman e em muitos de seus livros, uma mistura de várias formas de literatura e cultura que absorve qualquer leitor. Já Dave Mckean é conhecido pelas capas de Sandman, além de várias capas de CDs, videos, fotografias e seus estilo característico de ilustração. Contudo, fica faltando algo para podermos dizer que a película está no nível de seus criadores. A temática onírica está lá, o design de McKean também, mas tudo ficou muito artifical e superficial. Creio que as limitações impostas pelo formato tenham dificultado em muito o trabalho de Gaiman, (contar uma história em duas horas não é nada fácil) que demonstra em seu roteiro o quanto a história é engessada e previsível (também não sabemos o quanto a indústria do cinema tem de culpa nisso, visto que o filme não é necessariamente um produto popular). O aspecto visual salva um pouco a produção - as cenas são uma mistura de técnicas (live action, animação, computação gráfica) - porém, aos que conhecem o estilo de McKean, fica parecendo que falta muito de suas imagens caricaturais e estilizadas.
Menos misterioso que o esperado, o roteiro é uma sequência de acontecimentos que não surpreendem ninguém, fica aquele gostinho amargo ao notar que muito pouco do era esperado foi concretizado e o pior de tudo, fica o temor de que o "mundo das celebridades", a que Gaiman se juntou nos últimos anos, interfira na criatividade deste grande escritor.
Continuo sendo fã da dupla, mas tenho de assumir que o pretígio de ambos foi maculado com este produto de segunda...  torço para que novos filmes venham, e pricipalmente, torço para que sejam melhores que MirrorMask. Aos interessdos, a produção de 2005 vale como uma sessão da tarde sem grandes prejuízos.

Sinopse
A fantástica viagem de Helena para Dark Lands um lugar repleto de gigantes, pássaros, macacos e esfinges perigosas, à procura da Mascara da Ilusão, que lhe permitirá voltar para casa.

 

Um comentário:

Berzé disse...

Oi chará,
Estamos na área. Preto e branco é mesmo muito bonito!
Abs.
Berzé