quarta-feira, 28 de março de 2012

Millôr Fernandes


O Brasil ficou um pouco mais triste essa semana, além da morte de Chico Anísio (o maior dos mestres do humor brasileiro) faleceu no dia 27 de março Millôr Fernandes (outro dos mestres do humor). Millôr, como era conhecido nacionlamente, foi uma das presenças mais marcantes no meio cultural brasileiro, principalmente no meio impresso. Foi colaborador de jornais e revistas como O Cruzeiro, O Pasquim, Veja, Jornal do Brasil entre muitos outros...
Além de grande ilustrador também foi dramaturgo e tradutor, sem falar que era uma das pessoas mais inteligentes e esclarecidas que o país já teve. Millôr teve sua saúde muito fragilizada após um acidente vascular cerebral em ano passado (2011) e faleceu em decorrência a uma falha múltipla dos órgãos.
Millôr nasceu Milton Viola Fernandes no ano de 1923, mas só veio a ser registrado no ano seguinte, que por caligrafia duvidosa na certidão acabou recebendo o nome que se tornaria marca da crítica e sagacidade desse grande presonagem.
Com toda certeza Millôr Fernandes fará muita falta à sociedade brasileira, seja pelo humor áspero e sagaz ou pelas excelentes traduções de obras estrangeiras; a verdade é que não há no país um substituto que esteja próximo do gênio que foi Millôr e ficará para sempre uma lacuna a ser preenchida, assim como ocorreu com diversos outros personagem da cultura magistral desse nosso Brasil. No mais fica a tristeza pela perda, mas residirá a alegria de ter podido acompanhar parte da carreira desse "gênio indomável" que foi Millôr Fernandes.
  

Nenhum comentário: