domingo, 18 de março de 2012

2° Foto em Pauta Tiradentes

É isso aí, está rolando mais uma vez o Foto em Pauta Tiradentes (na verdade quase acabando), festival de fotografia na bela cidade mineira que agrega mais arte e cultura à paisagem deslumbrante. Este ano o festival contou com workshops, exposições, bate-papos, palestras, mesas redondas e muito mais...
Como um dos destaques temos a exposição do fotógrafo paulista Mauricio Lima. Mauricio é fotojornalista reconhecido no mundo todo por seu trabalho honesto e impactante. Nesta exposição denominada "Lybia Hurra" Mauricio nos apresenta sua visão dos momenos finais da batalha que ocorria na cidade de Sirte, onde nasceu e morreu Muamar Kadafi e uma das últimas cidades tomadas pelos rebeldes. A coletânia de fotos tem curadoria de Alexandre Belém e busca representar o clima vivido pelo fotógrafo e não tanto a ocasião e o evento histórico.
Eu tive o prazer e a satisfação de conhecer as duas "mentes" por trás desta exposição, ajudei na montagem da mesma e passei o dia podendo ver as fortes imagens que compõe o conjunto incrível dessa amostra de um dos maiores (senão o maior) fotojornalistas do nosso tempo.
Falando em exposições, esse foi outro grande destaque desse ano. Tivemos várias bem bacanas, como a do Eustáquio Neves, a coletiva de Pedro Motta, Pedro David, André Hauck e Rodrigo Zeferino com curadoria de João Castilho, sem mencionar a exposição do cearense Tiago Santana que estava simplesmente demais. Ah, também teve outros espaços com mostras do Thomas Farkas (Instituto Moreira Sales) e uma mini-galeria CMAFRA com fotos de Miguel Aun (homenageado do festival), Eustáquio Neves e outros nomes bacanas, isso sem falar no espaço na Agência Nitro (que sempre é um dos mais disputados) e da Fototech (que também estava show).
Outra coisa legal que aconteceu esse ano foram as intervenções que ocorreram na cidade, como o estendal "As Paredes tem Ouvidos" e as fotos imensas do projeto "Giganto". Enfim, se eu for falar de tudo que aconteceu nesses cinco dias de festival vou ficar um bom tempo escrevendo; o que posso afirmar é que todos curtiram bastante e essa segunda edição conseguiu ser melhor que a primeira, sem mencionar essa foi uma edição maior que a anterior e a tendência é só melhorar...
Mais uma vez vale parabenizar o orgnizador Eugênio Sávio e todos aqueles que se enforçaram para fazer deste um dos melhores eventos da cidade e fica a torcida e a ansiedade pro próximo ano chegar logo e assim a terceira edição do Foto em Pauta. Só lembrando, basta clicar nas fotos para ampliá-las... Grande abraço e até a próxima.

Exposição "Lybia Hurra" - Mauricio Lima

Exposição Coletiva - Curadoria João Castilho

Exposição Tiago Santana

Exposição Coletiva Shangai - Tiradentes

Exposição Eustáquio Neves

Alexandre Belém e Mauricio Lima numa palestra sobre fotojornalismo

Nenhum comentário: