sábado, 19 de novembro de 2011

Henri Cartier-Bresson

Estava eu conversando com um amigo esses dias e ele me perguntou qual seria o meu fotógrafo preferido, aquele que me inspirou a fotografar... Sem nem pensar muito, respondi rapidamente, Henri Cartier-Bresson...
Pra quem não conhece, Bresson é um fotógrafo francês que nasceu no ano de 1908 e veio a falecer em 2004, foi um dos artistas mais influentes e importantes do século XX e pode ser considerado o criador do fotojornalismo. Dono de um estilo intimista e capaz de absorver o drama da vida humana como poucos, Bresson influenciou amantes da fotografia por todo o mundo.
Começou a fotografar "seriamente" por volta dos 23 anos, quando retornou à França após uma viagem pela África. Foi nesse período que ele descobriu Martin Munkacsi ( fotógrafo que o inspirou com uma imagem de três rapazes negros correndo em direção ao mar do Congo).
Foi aí que Bresson passou a dar maior importância aos pequenos momentos, aos detalhes da vida cotidiana, e foi justamente essa característica que lhe tornou famoso.
Bom, deixando de lado o "palavrório", vamos ao que interessa, mostrar o trabalho do mestre... espero que gostem das fotos, mas adianto que é difícil nao gostar.








Nenhum comentário: