domingo, 28 de novembro de 2010

Sandman



Eu sou fã de quadrinhos e não escondo de ninguém. Possivelmente minha HQ predileta seja Sandman, do escritor e roteirista inglês Neil Gaiman (autor de best-sellers como Deuses Americanos, Coraline e Anansi Boys). A hq foi criada em 1988 (por sinal o ano em que eu nasci) e fez parte do selo Vertigo da DC Comics, que era o responsável pelos quadrinhos adultos da editora...
Resumidamente a história conta parte da existência do Lorde Morpheus, senhor dos sonhos, e sua família, os perpétuos, além de sua relação com os humanos e outras formas de existência, sejam alienígenas, criaturas de sonhos e pesadelos, fadas, deuses antigos, demônios e outras entidades.
Para os que não conhecem as histórias e seus personagens vai uma breve explicação sobre os perpétuos; eles são manifestações antropomórficas (humanizadas) de aspectos ligados a todos os seres vivos (e alguns seres imaginários também), são eles: em ordem de "nascimento" Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo e Desespero (que são gêmeas) e Delírio, que também já foi conhecida como Deleite.
O título é uma grande mistura de histórias em quadrinhos com literatura, dramaturgia, história, filosofia, cultura popular de vários povos, mitologias diversas e rock n' roll. Talvez este seja o grande trunfo de Neil Gaiman, conseguir reunir tantos aspectos culturais diferentes num mesmo título. Outro ponto a ser comentado é a arte, principalmente das capas de Dave McKean (um dos meus artistas prediletos), o miolo da revista deixa um pouco a desejar, pois foram diversos desenhistas diferentes durante as 75 edições, mas também houveram excelentes artistas como Mark Buckingham... enfim, se arte não é um primor os roteiros compensam, com destaque para "Sonhos de uma noite de verão" adaptada do clássico de Shakespeare e ganhadora do World Fantasy Award.
Portanto, para aqueles que apreciam uma boa leitura (seja de livros ou quadrinhos) fica a dica... as revistas são facilmente encontradas para download e até mesmo para compras em sebos e até por internet; vale a pena.

Abraço a todos e até mais...

Nenhum comentário: