domingo, 13 de maio de 2012

Batman - Cavaleiro das Trevas


Tava olhando os posts antigos do blog e notei que faz quase um ano que não falo nada sobre quadrinhos... Pois bem, tá na hora de colocar o assunto em dia e pra compensar a demora escolhi uma hq especial para comentar, nada mais nada menos que Batman - O Cavaleiro das Trevas.
Esqueçam o filme (que eu adoro muito), o quadrinho é 100 vezes melhor. Em meados da década de 1980 a Dc Comics deu total liberdade para Frank Miller (autor de Sin City e Batman Ano Um) para fazer uma história que colocasse Batman de volta aos trilhos, fazia quase uma década que o personagem passava por uma fase difícil e estava cada vez pior, nas histórias e nas bancas.
Frank Miller, então, fez o que fora contratado para fazer, escreveu e desenhou uma das maiores sagas do Cruzado Encapusado. Resumidamente, Bruce Wayne se encontra com 55 anos de idade e aposentado da sua vida de combate ao crime, contudo o crime nas ruas de Gotham não deu trégua e Wayne se vê "obrigado" a reassumir o manto de Batman (como se ele não quisesse isso). Aos poucos passa a correr a notícia de que Batman está de volta, mesmo com a proibição do governo para os Super Herois, é aí que a coisa começa a esquentar.
Miller merece nota máxima por ter definido o que o Batman era e deveria continuar sendo (até hoje, os filmes são apenas continuação do tabalho de Frank Miller). Ele devolveu o personagem à sua origem soturna e sombria, voltando com o caráter anárquico e psicótico do personagem. Além disso, Miller já considerava a morte de Jason Todd (o então Robin, história já comentada aqui) anos antes de ser escrita, redefine a relação entre Batman e Duas Caras e ainda mais, mostra como realmente era o relacionamento do Homem Morcego com o Superman (pequeno spoiller, maior luta de todos os tempos, estratégia do Batman é demais), sem falar que foi o único autor do Morcegão que teve coragem de matar o Coringa numa época que ninguém pensava no assunto, nem mesmo a DC.
Enfim, pra não me alongar, essa, na minha humilde opinião, é de longe a melhor história do Batman já escrita e sinceramente, acho difícil alguém chegar nesse nível. Digo isso não apenas por ser fã declarado de Frank Miller, mas por toda a repercusão que essa história teve pro Batman, Superman, pra DC e pra própria indústria dos quadrinhos americanos, que viu a partir desse ponto um novo caminho a ser seguido, os comics para adultos.
Quem já leu, vale relembrar, quem não leu corra atrás, descubra e confira se tudo o que eu disse não é verdade. Boa leitura e até a próxima, e espero não demorar tanto pra falar de quadrinhos novamente.

Nenhum comentário: