sábado, 28 de maio de 2011

Cinema Paradiso

Clique na imagem para ampliar

Todo mundo conhece Cinema Paradiso, nem que seja só de ouvir falar... Bem, como apaixonado por cinema que sou, não podia ficar sem falar sobre esse filme, que pra mim é o melhor de todos os tempos (empatado com Casablanca e Conde de Monte Cristo, versão original). Enfim, voltado ao post...
Cinema Paradiso é uma produção italiana de 1988 (o ano em que nasci), dirigida por Giuseppe Tornatore e que faz uma homenagem ao cinema e à vida em toda sua grandeza e emoção. O longa se passa na pequena cidade de Giancaldo, uma vilazinha no interior da Itália pós-guerra, onde seus moradores não tem nenhum entretenimento além do cinema. É nesse contexto que somos apresentados a Totó, ou Salvatore Vita, um garotinho apaixonado pelo cinema e que tenta - com certa dificuldade - fazer amizade com Alfredo, o projecionista do Cinema Paradiso (daí o nome do filme).
A genialidade de Giuseppe Tornatore está na comunhão que se realiza entre os expectadores e os personagens, a comunidade unida pelo cinema e que se faz tão humana e viva em suas maiores complexidades, emoções e belezas. Falando em emoções, o filme é um calderão delas, desde a amizade sincera de Alfredo e Totó (coisa difícil de acontecer ultimamente), o amor perdido do protagonista, a tristeza pela morte de Alfredo e a demolição do Paradiso... São essas emoções que marcam o filme como uma lenda, é claro que Tornatore fez cenas fabulosas tecnicamente, um roteiro magnífico e muito bem montado, mas nada suplanta a emoção contida nas duas horas de filme.
É uma pena que o cinema não é mais como antigamente, as coisas não funcionam mais daquela forma... Por isso mesmo acho que o impacto de Cinema Paradiso em mim é cada vez maior, toda vez que o assisto me emociono mais, e admito que não contenho mais as lágrimas, que fogem sem dificuldades. Aqueles que já tiveram o prazer de ver este longa sabem do que estou falando, aos que ainda não tiveram essa chance, corram atrás, ninguém realmente gosta de cinema se nunca viu Cinema Paradiso...    

Um comentário:

Guilherme Gazzinelli disse...

Este é um filme maravilhoso... a musica é muito bem feita e o filme tem uma linguagem incrível... Um filme belo, sensível e inesquecível.