quarta-feira, 13 de abril de 2011

Animações

Estava eu de bobeira na internet quando achei um link para algumas animações que estavam no Youtube. Fui ver, meio desconfiado, do que se tratavam os vídeos e qual não foi minha surpresa ao vislumbrar obras tão magníficas e encantadoras; é impossível não gostar dessas pequenas animações.  
Passado o arrebatamento, fui procurar a origem dos videos e descobri que o autor é um artista holandês chamado Michael Dudok de Wit e pra surpresa ainda maior, ele já havia ganhado o Oscar por melhor curta de animação no ano de 2001. 
Em 1992 Michael lançou sua primeira animação, um curta chamado Tom Sweep, já em 1994 veio O Monge e o Peixe, produzido na França; este curta foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação, mas não venceu. Passados seis anos, Dudok lançou Pai e Filha, este sim vencedor da mesma categoria do Oscar ao qual concorrera em 1994. Seu último trabalho, até o momento, é The Aroma of Tea de 2006, que também é fabuloso.
Agora vejam, um cara que lançou somente quatro curtas de animação, que não completam nem 30 min. de video, é um dos mais conceituados animadores da Europa e tem trabalhos constantes para propagandas, tanto para tv quanto para cinema e o "melhor" de tudo, poucas pessoas conhecem seu trabalho e é tão magnífico que é impossível descrever; são traços tão simples, mas que prendem facilmente o espectador, vale a pena ser conferido e pra isso vou deixar os links de duas obras desse grande artista. Basta clicar nos links para abrir os vídeos. Abraço a todos e espero que gostem.

Nenhum comentário: