Estava eu de bobeira na internet quando achei um link para algumas animações que estavam no Youtube. Fui ver, meio desconfiado, do que se tratavam os vídeos e qual não foi minha surpresa ao vislumbrar obras tão magníficas e encantadoras; é impossível não gostar dessas pequenas animações.
Passado o arrebatamento, fui procurar a origem dos videos e descobri que o autor é um artista holandês chamado Michael Dudok de Wit e pra surpresa ainda maior, ele já havia ganhado o Oscar por melhor curta de animação no ano de 2001.
Em 1992 Michael lançou sua primeira animação, um curta chamado Tom Sweep, já em 1994 veio O Monge e o Peixe, produzido na França; este curta foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação, mas não venceu. Passados seis anos, Dudok lançou Pai e Filha, este sim vencedor da mesma categoria do Oscar ao qual concorrera em 1994. Seu último trabalho, até o momento, é The Aroma of Tea de 2006, que também é fabuloso.
Agora vejam, um cara que lançou somente quatro curtas de animação, que não completam nem 30 min. de video, é um dos mais conceituados animadores da Europa e tem trabalhos constantes para propagandas, tanto para tv quanto para cinema e o "melhor" de tudo, poucas pessoas conhecem seu trabalho e é tão magnífico que é impossível descrever; são traços tão simples, mas que prendem facilmente o espectador, vale a pena ser conferido e pra isso vou deixar os links de duas obras desse grande artista. Basta clicar nos links para abrir os vídeos. Abraço a todos e espero que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário