terça-feira, 19 de abril de 2011

8 Mulheres


Achei esse filme por acaso e fui ler a sinopse; o diretor é François Ozon, então resolvi ariscar e literalmente pagar pra ver, pois adoro o cinema francês. Bem, vamos ao filme... O longa é uma produção que mistura suspense e musical com pequenas pitadas de humor (coisa que só mesmo Ozon poderia fazer). A história se passa numa casa burquesa no interior da França; é natal e a família se reúne para passar o feriado junta, porém o dono da casa é assassinado e oito mulheres são suspeitas.
Todas as mulheres presentes tem motivações para terem cometido o crime e os álibis vão caindo aos poucos, fazendo com que as dúvidas aumentem no decorrer do filme. Aos poucos vão surgindo segredos e revelações, e o clima fica cada vez mais tenso... Todos os segredos presentes na trama fazem parte de uma peça de Robert Thomas, escrita na década de 1960 e que se passa na década anterior. É impressionante notar quantos segredos as pessoas podem carregar sem que desconfiemos delas. É o que ocorre nesse filme de Ozon.
Para suavisar o suspense e entrecortar a história há as partes com musicais (que eu considero desnecessárias, mas isso por que não gosto muito de musicais), isso sem falar em todo o humor que se faz presente em segundo plano e às vezes aflora inesperadamente.
Todo o filme se passa praticamente em um único local (a sala de estar da casa) em que todas as mulheres se confrontam repetidas vezes na tentativa de descobrir quem foi a assassina de Marcel (o dono da residência). Por ser inverno na Europa a neve cai incessantemente e não deixa que nossas suspeitas escapem da cena do crime, o telefone da casa teve o fio cortado e o único carro do local não funciona... Então resta a dúvida, quem matou Marcel?
Destaque para o excelente elenco que conta com algumas das maiores estrelas do cinema francês (de diversas gerações), sem falar nos figurinos que marcam bem as personagens e suas personalidades. O roteiro é uma questão à parte, bem montado e conciso, faz bem seu dever, e o que falar da direção? Mais uma vez François Ozon acerta na mosca e nos traz um excelente filme.

Elenco: Catherine Deneuve (Gaby, mulher de Marcel), Suzon e Catherine (respectivamente, Virginie Ledoyen e Ludivine Sagnier, filhas de Marcel), Isabelle Hupert (Augustine, irmã de Gaby), Danielle Darrieux (Mamy, mãe de Gaby e Augustine), Fanny Ardant (Pierrette, irmã de Marcel), Firmine Richard (Madame Chanel, empregada da casa) e Emmanuelle Beart (Louise, arrumadeira recém contratada). Com direção de François Ozon, lançado em 2002.  

Nenhum comentário: