sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bichinho

Fiz uma caminhada até o vilarejo de Bichinho (7km de Tiradentes), fui visitar uns amigos, tomar um café e aproveitar o pequeno tempo livre pra fotografar... É claro que o dia foi ótimo, um bom bate-papo, uma cervejinha gelada, comida da boa, tudo que se espera de um lugar como aquele...
Aproveitando a ocasião, fiz dezenas de fotos, pra não falar centenas e agora deixo uma pequena amostra pra vocês... Espero que gostem e até a próxima!





















domingo, 19 de agosto de 2012

Como comprar uma câmera fotográfica!?


Tenho muitos amigos que tem me perguntado qual melhor câmera para comprar e por isso decidi fazer um post falando um pouco sobre o assunto, pois esta é realmente uma questão complicada...
Primeiramente, uma coisa que as pessoas têm de ter em mente é que não existe essa coisa de câmera profissional, semi-profissional e demais; semi-profissional, amador ou profissional é o fotógrafo e não seu equipamento... Essas nomenclaturas são estratégias do mercado para comercializar equipamentos e "passar a perna" nos clientes.
As câmeras possuem diversas divisões que são definidas por suas características físicas (o equipamento em si) ou por suas capacidades quanto captação e qualidade das imagens captadas. Só pra dar um exemplo, hoje temos câmeras: compactas simples, compactas avançadas, mirrorless, superzooms, bridges, rangefinders, DSLRs e outras subdefinições que se continuam infinitamente...
Enfim, tendo isso em mente e sabendo do volume de marcas e possibilidades, como fazer na hora da escolha da câmera a ser adquirida? Acho que a primeira coisa a se pensar é no uso que será feito dessa máquina; o que você pretende fotografar. De certa forma essa é a primeira escolha que vai definir o seu equipamento. Se você pretende fotografar as festas da família, os passeios de fim de semana ou as férias na praia, uma câmera compacta (daquelas na casa de 200,00 ou 300,00 reias) é muito válida; elas possuem boas possibilidades e vc não precisa se preocupar com as configurações, pois geralmente são automáticas...
Agora, se você possui algum conhecimento em fotografia e quer ter mais controle sobre o que está fazendo, uma compacta avançada já dá conta do recado; elas possuem um número maior de regulagens, mas têm tamanho reduzido e preço bem em conta (em torno de 500,00 ou 600,00 reais).
Pra quem tem uma graninha sobrando no banco e sabe fotografar legal, dá pra comprar uma superzoom ou mesmo uma mirrorless (linha nova de câmeras digitais que não possuem espelho... se você não sabe do que estou falando fique longe delas... hehehe), câmeras com qualidade de imagem razoável e que são bem práticas, dando até mesmo pra fazer uns trabalhinhos básicos de fotografia... Valores giram em torno de 1.000,00 a 2.000,00 reais.
Mas, se você uma grana legal (ou anima parcelar no cartão de 24x rsrsr) e pretende trabalhar com fotografia, o mais recomendado seria uma DSLR (câmeras com capacidade melhor e desempenho superior às demais). Porém, a desvantagem dessas câmeras está no preço e no kit de lentes (que no fim das contas, é mais importante que a câmera em si...) que temos de montar junto com o corpo da câmera. Só recomendo esses modelos pra quem realmente pretende trabalhar com fotografias e pode bancar o custo do equipamento... Outra dica que posso deixar, não se preocupe com o corpo da câmera, compre um mais básico e mais barato e separe dinheiro para investir em lentes. Esse é um erro comum que as pessoas cometem, compram uma câmera super avançada, modelo top e uma lente que é muito inferior ao corpo.
Os custos partem de 1.600,00 reais (preço médio de um modelo de entrada com uma lente básica 18-55mm) e podem ser ilimitados, sempre dependendo da área de atuação de cada fotógrafo e dos modelos de corpo e lente escolhidos...
Enfim, espero ter ajudado um pouco nessa árdua tarefa de escolher uma câmera... A melhor dica que posso dar é: não estoure seu orçamento por conta de uma câmera mais nova, mais cara e que você acha que vai resultar em fotos melhores. A qualidade da imagem independe do tipo ou marca da câmera, ela só vai depender do seu olhar; algumas das minhas melhores fotos foram feitas com uma câmera compacta básica, sem muitos recursos, mas se destacam pelo olhar diferenciado.
Quem tiver alguma dúvida, ou esteja com vontade de comprar uma câmera, mas não sabe bem como fazer e precisa de ajuda, fique à vontade para perguntar, fico grato em ajudar quem precisar! 

sábado, 11 de agosto de 2012

Exposição Fotográfica Diálogo de Imagens

Trazendo dessa vez as imagens que compõem minha mais nova exposição. São 16 fotografias que misturam o preto e branco com as cores. As imagens P&B são minhas e as coloridas, do meu grande amigo Wladimir Loyola. 

Um diálogo pode ser caracterizado pela conversa entre duas pessoas, mas, e se em lugar de palavras essas pessoas usarem imagens? A exposição "Diálogo de Imagens" é justamente a conversa estética entre dusa pessoas, ou melhor, dois fotógrafos. Alberto Lopse e Wladimir Loyola apresentam uma série de fotografias que expõe seus estilos e técnicas diferentes, criando realmente uma conversa entre dois mundos, até certo ponto, contraditórios, mas que se completam de maneira inconfundível: as cores e o preto e branco.



















sábado, 4 de agosto de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge


Alguns posts atrás eu comentei a disputa entre Marvel e DC nos cinemas, nesse post eu havia dito que a Marvel está mais estruturada, contudo, a DC tem o melhor "produto" (que seria o Batman)... Pois é, mantenho meu comentário.
Logo após o fim de Batman - O Cavaleiro das Trevas, (já sabendo da morte de Heath Ledger) ficou aquela pergunta no ar: como fazer um filme do Batman melhor que esse? Pois bem, Christopher Nolan decidiu trazer o personagem que quebrou o morcegão nos quadrinhos para "substituir" o palhaço do crime e vou falar; deu certo...
Nunca fui muito fã de Bane (o grande vilão desse terceiro longa), mas desde as primeiras imagens do filme que eu estava louco pra vê-lo em ação. Esqueça a aparição do personagem no filme de Joel Schumacher (Batman e Robin 1997), o que Nolan fez é incomparável. Já nas primeiras cenas do filme vemos Bane, um sujeito enorme, frio calculista e que impõe nos adversários o mesmo medo imposto por Batman.
Além de Bane, há três novos personagens no longa, o policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt), a filantropa e magnata Miranda Tate (Marion Cotillard) e a gatuna Selina Kyle (Anne Hathaway, que por sinal não é chamada de Mulher-Gato). Esta última por sinal fez mais um ótimo trabalho, sexy, ágil e dissimulada como um boa ladra deve ser; me fez esquecer Michelle Pfiffer no batfilme de Tim Burton.
Dos outros dois novato, Gordon-Levitt deu-se bem e comprova a posição que mostrou em A Origem, podendo destacar-se como ator de filmes de ação, o contraponto do filme foi Marion Cotillard, que teve uma interpretação bem abaixo de seu nível (uma pena, pois adoro a atriz...).
Voltando a falar do filme, a trama é bem montada e se desenvolve de forma bem linear, porém, há os seus tropeços, quem acompanhou os trailers e notícias sobre o filme sabia exatamente o que iria acontecer a cada reviravolta, porém, acho isso erro maior do departamento de Marketing e não do diretor. Tirando isso, teve algumas coisas bem legais como a homenagem à antiga série do morcego da década de 60/70 (Bane dando uma pausa no fim do filme para explicar suas ações e motivos) e a citação de vários personagens conhecidos pelos fãs dos batquadrinhos.
Enfim, pra fechar... Não vou falar se esse filme é melhor ou não que Batman 2, isso cabe a cada um que assistir. O que posso afirmar é que esse com certeza foi o maior longa de Batman já feito (digo isso relativo à proporção do longa), cenas maiores, mais destruição, lutas mais violentas, mais efeitos, enfim, tudo foi maior nesse filme.
Porém, é difícil analisar o longa como um filme isolado, ele deve ser visto como parte da trilogia que é. Christopher Nolan não fez três filmes, fez um grande filme dividido em três partes e assim deve ser visto (antes de assistir Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, vi os dois longas anteriores, para ter a real dimensão do terceiro).
Agora Chris Nolan se despede do morcegão, assim como Christian Bale e ficamos na espera da DC/Warner anunciar os novos ator/diretor das batproduções; no momento não vejo um ator à altura de Christian Bale, mas pra direção, gostaria de ver Darren Aronofsky fazendo um filme do Batman (com seus histórico no cinema, acho que seria um filme perturbador). Como dito no início deste post, se me perguntarem Marvel ou DC, qual é melhor nos cinemas? Marvel está mais estruturada, mas a DC tem o filme do ano, Batman 3 supera Avengers (Os Vingadores) e assume mais uma vez o trono de melhor produção cinematográfica baseada em quadrinhos.