domingo, 29 de janeiro de 2012

A Pele Que Habito


Fazia um tempo que não falava de cinema e pra aproveitar a volta ao assunto vou falar do último filme de Pedro Almodóvar, mais precisamente, o longa A Pele Que Habito, lançado no finzinho de 2011. Adoro os filmes do Almodóvar e acho justo o primeiro post sobre o diretor espanhol ser sobre este filme.
Deixando de "lero-lero" e indo direto ao assunto, Almodóvar criou um novo Frankenstein, digno de Mary Shelley; é isso que posso dizer sobre este filme. O longa é cheio de questões aparentemente simples, mas que se mostram de forma diferente no decorrer das cenas.
O diretor espanhol nos apresenta a Robert Ledgard, um cigurcião plástico que perdeu a mulher e a filha e vive na tentativa de "recriar" a mulher através da engenharia genética, misturando o DNA humano ao suíno para obter uma pele melhor, mais resistente e perfeita. É quando, justamente aí, as coisas começam a ficar interessantes.
Pedro Almodóvar dizia ser capaz de criar um filme de suspense/terror sem ter gritos ou sustos e realmente ele provou o que dizia. Este longa é o retorno amigável do diretor ao cinema de gênero (coisa que ele sempre fez, mas que nos últimos tempos andava meio carregada de autorismo não muito interessante). A película é uma adaptação do livro Tarântula, do escritor francês Thierry Jonquet. 
O terror de Almodóvar não está nas cenas em si, mas nos objetos e no sentido objetivo (por falta de termo melhor) desses objetos. Seja uma navalha, uma roupa rasgada, uma arma... todos esses objetos são apenas objetos, mas também são símbolos de um terror mais puro e angustiante que nos pega de forma que não sabemos do que se trata e nos incomoda de forma contínua. Porém, nem tudo são flores... Assim que a trama de desvela diante do observador, A Pele Que Habito perde seu fascínio, e decai em qualidade ficando previsível a partir de então.
Ainda assim esse longa vale ser visto. Pedro Almodóvar provou mais uma vez porque é um grande diretor, o filme tem sim seus defeitos, mas são quase insignificantes diante da obra como um todo. Recomendadíssimo aos que gostam de um bom filme que mexe com a sua cabeça. Não vou comentar sobre a história, mas digo que vou evitar ao máximo ficar com a filha de qualquer cirurgião plástico. Assistam e descubram o porquê.     

domingo, 22 de janeiro de 2012

15ª Mostra de Cinema Tiradentes

É isso aí, chegamos à 15ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes... São quinze anos de festa, cinema e muita animação num dos eventos mais prestigiados do Brasil. E para marcar essa alegria incontida, ocorre todos os anos um Cortejo da Arte, pessoas fantasiadas, banda tocando marchinhas, é um carnaval antecipado que conquistou turistas e moradores da cidade. Como não poderia ser diferente, lá estava eu no meio da galera com minha câmera para registrar tudo o que acontecia; e aqui vai o resultado, algumas fotos que espero que gostem... Como sempre, é só clicar nas imagens para ampliá-las, grande abraço e até a próxima.















domingo, 15 de janeiro de 2012

Novas Fotos

Tenho falado um pouco de fotografia nos últimos meses, mas tem um tempinho que não coloco nenhuma foto minha por aqui, então, aproveitando algumas imagens que fiz há pouco tempo, vou postar algumas fotos pra matar a saudade... Essas fotos foram feitas já em 2012 e são as primeiras de muitas que virão por aí, mas espero que as próximas imagens minhas que eu coloque aqui já sejam da minha nova câmera, uma Pentax ME Super analógica, daquelas antigas de filme 35mm, me dei uma de natal e estou ancioso pra ver o resultado das fotos feitas com ela e, assim que for possível, vocês também verão. Bem, aproveitem as fotos e espero que gostem, lembrando que é só clicar nas imagens pra ampliá-las, grande abraço e até a próxima.







quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Adele


Eu adoro música e isso não nenhuma novidade, passo boa parte do dia com as melodias de artistas diferentes tocando no computador; e mais que música gosto de mulheres com vozeirão, Aretha Franklin, Billy Holliday, Eva Cassidy e várias outras vozes poderosas do jazz, soul e blues... Sabendo disso, uma amiga me passou os álbuns de uma cantora de quem eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha escutado uma música sequer (pra quem não me conhece, não sou muito chegado em modismos e tendo a não me aproximar de coisas que estão estouradas por aí, pode chamar de preconceito, mas como dizem alguns, a massa é burra e sou muito seletivo com as coisas que me rodeiam).
Enfim, essa cantora é Adele (ou Adele Laurie Blue Adkins), uma inglesa nascida em 1988 (mesmo ano que eu) e que tem feito muito sucesso até mesmo em terras tupiniquins. Inicialmente fiquei meio com o pé atrás, mas aos poucos me rendi ao talento da gordinha branquela (com todo o respeito, não tenho nada contra as gordinhas e as branquelas, até porque cor da pele ou forma física não são sinônimos de talento) com voz de diva do Soul comparável às antigas cantoras da Motown.
Passado o primeiro impacto, fui pesquisar um pouco sobre a nova estrela da música pop/soul; a primeira coisa que vi foi que a consideravam a nova Amy Winehouse, o que na minha opinião é uma comparação injusta com Adele. Tirando as referências musicais e as tendências de composições angustiadas as duas são muito diferentes e vejo Adele mais madura musicalmente com relação a Amy; Adele varia mais nas influências, lançando mão de composições Folk e R&B, alguns Jazz mais leves e pitadas de Blues.
Outra característica que me agrada é a posição de antimusa recatada da cantora; uma artista que chegou ao topo sem a necessidade de se exibir, rebolar ou apelar para canções de cunho sexual. Os fãs não estão interessados no corpo de Adele, mas em sua voz e suas canções. Além de seu talento, a britânica tem a seu lado um duo de produtores de primeira, Rick Rubin (Johnny Cash, Red Hot Chili Peppers entre outros) e Paul Epworth (Cee Lo Green). 
Devido a isso, seu segundo disco, 21 (que faz refência a sua idade na época do lançamento do álbum; além deste também há o disco 19, primeiro da cantora), está inserido num ninho estranho no mercado junto a nomes como Rihanna, Lady Gaga e Britney Spears (mais uma vez, na minha opinião, todas inferiores a Adele).
Num tempo em que a magreza, os rostinhos bonitos e a falta de talento invadem a indústria do entretenimento, ver uma cantora com talento, voz de diva (essa sim merece a honraria) e nenhuma vergonha quanto sua forma física já vale a grana do disco (ou o preço do download, o que for...). 
Pra quem não conhece, recomendo que ouça as músicas e tire sua própria opinião, mas sugiro que peque as principais faixas do segundo álbum; "Rolling in the deep", "Turning tables", "Fire to the rain" e "Someone like you" (pra mim são as melhores músicas da cantora, as outras não me agradaram tanto, mas aí já é uma questão de gosto). 
Pra quem curte um Soul de "boutique" com misturas de Jazz, Blues e Folk fica a dica, pois é um prato cheio. Mais uma vez, me agrada muito poder ver alguém que se dedica exclusivamente ao seu talento, sem se importar com as modas, as críticas ao físico e as pressões de um mercado cruel com as formas diferentes, só por essas coisas posso dizer que sou fã de Adele, se entrar no quesito competencia então, aí é covardia com as demais "musas"... Espero que tenham gostado do post; comentem, compartilhem, fiquem à vontade, pois a casa é de vocês.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Festival de Fotografia Tiradentes 2012

Está chegando mais um Festival de Fotografia em Tiradentes - o Foto em Pauta. O festival chega à sua segunda edição e promete ser ainda melhor que a primeira. Agora é só esperar e ficar na expectativa...

O II FOTO EM PAUTA TIRADENTES vai acontecer no período de 14 a 18 de março de 2012, compreendendo diversas atividades: exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local.
As atividades serão ministradas por profissionais de renome nacional e internacional cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.
O projeto surge depois de oito anos de sucesso do projeto FOTO EM PAUTA, que acontece na capital mineira desde 2004 e já apresentou o trabalho de mais de 40 fotógrafos brasileiros. Além de Belo Horizonte, o Foto em Pauta já circulou por doze estados brasileiros.
O Foto em Pauta Tiradentes é coordenado pelo fotógrafo e professor da Puc Minas Eugênio Sávio.
A programação é fruto de conversas com um conselho curador (informal) do qual participam a Nitro Imagens, membros da Fototech MG, do FotoClube BH e do Fórum da Fotografia Autoral de MG. O Ciclo de Ideias é coordenado por Alexandre Belém e Georgia Quintas, do Olhavê.*
Para maiores informações segue o link do site do festival:
*o texto acima foi retirado do site do festival Foto em Pauta

domingo, 8 de janeiro de 2012

Robert Capa

Hoje é dia do fotógrafo e como não podia deixar passar em branco, vou colocar algumas fotos de um cara que eu adoro, Robert Capa, o cara que fundou a agência Magnum (uma das melhores, se não a melhor agência de fotografia do mundo) junto com Cartier-Bresson. 
Robert Capa nasceu na Hungria em 1913 e veio a falecer em 1954, aos 40 anos. Foi um dos principais fotógrados de guerra e cobriu os principais conflitos da primeira metade do século XX. Capa morreu na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar numa mina terrestre. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas, mas a câmera permanecia em suas mãos. Isso é que é fotógrafo... Deveria servir de exemplo pra muito gente por aí...
Deixando de lado a enrolação, vamos ao que interessa... Parabéns a todos os fotógrafos, dos profissionais aos de fim de semana! Lembrando, é só clicar nas fotos pra ampliar as imagens. Grande abraço e até a próxima.